Galeria Ricardo Von Brusky abre, no dia 31 de julho, a exposição “NATURA di ACQUA e SALE” de Thomas Baccaro: a natureza dos cristais de sal, formas, cores, perfumes, nos sentidos e da solidão do infinito…

Thomas Baccaro

“NATURA di ACQUA e SALE” será a vigésima primeira individual do artista Thomas Baccaro. A exposição abre no dia 31 de julho, na Galeria Ricardo Von Brusky, no Jardim América, em São Paulo. Estarão expostas 70 imagens, no tamanho 67x100cm, ampliadas em papel 100% algodão Fine Art e impressas com pigmento mineral. O texto da exposição será do diretor, autor e ator Marcos Caruso.

A exposição será composta por duas partes que falam e conversam entre si. Nas imagens, detalhes da natureza, paisagens, cristais de sal bruto, inspiração e apropriação, o revelar do enigma através do olhar.

*Acqua e Sale, na entrada da galeria, traz imagens captadas na maravilhosa reserva biológica de sal rosa em Isola Lunga, na Sicília. “Pude contemplar os cristais de sal rosa orgânico e, enquanto observava suas incríveis formas, tive a consciência do meu eu, sozinho naquele vasto campo cor de rosa”, fala Baccaro sobre estas primeiras imagens que serão vistas pelos visitantes.

* Natura é o nome da segunda parte da exposição. “Durante viagens pelo Brasil, Itália, Grécia e Galápagos, entre as diversas e maravilhosas paisagens compostas por rochosas montanhas vulcânicas até o brilhante mar mediterrâneo pude criar e transformar meu olhar em imagens. Através destas imagens, proponho uma submersão na luz efêmera da vida, onde entramos em contato com nossa essência mais natural, inspiração e apropriação, o revelar do enigma através do olhar”, fala o fotógrafo Thomas Baccaro sobre a inspiração para este novo trabalho.

Em cada uma das imagens, o artista surpreende com sua capacidade de modificar, aplicando ao objeto texturas e formas. Ao criar, concede ao ser criado parte de sua alma. E apesar da áspera frieza da vida, dá a sua obra forma e sentimentos, tal qual o sal, para mais uma passagem em direção a quem o contempla.

“Peço que mergulhem nos sentimentos despertados pelas imagens capturadas em momentos de paz, proporcionados a mim pela natureza e por hora imortalizados através destas fotografias.

Aqui eu procuro ilustrar as questões dentro da minha visão, o sentido da vida, a realidade da dor, da aceitação, isto tudo talvez possa ser traduzido neste período em que o ser errante contempla, estuda e constrói a busca do crescimento e da evolução, com o olhar puro nas formas perfeitas e simétricas da natureza.

Em minha obra estou ciente da importância da memória, no encontro do passado com o presente, no poder do homem de tirar do bruto, da dor e da luta a verdadeira beleza, e assim transformar.

A união do meu passado ao presente e ao futuro se faz neste instante.” / Thomas Baccaro | http://www.thomasbaccaro.com

“Eu adoro não saber das coisas e não entendo nada de fotografia, mas sei o que estou sentindo e sei que o conjunto da sua obra me tocou… que estas imagens tem narrativas envoltas de natureza e isso é muito pacificador.

Quando recebi esta sua nova série, percebi que tudo que está ali é muito ancestral, me fez voltar ao inicio, ao útero, o útero da terra, que coisa linda, me vi sentindo e entrando na agua, no sal, na natureza, isso tudo é muito atávico em todos nós. Temos uma relação muito profunda e maternal com a natureza, ela é a mãe de tudo, conectando-me ao nosso desejo pelo natural, vejo em você a curiosidade pelo ancestral, pelo primitivo, de onde tudo começou… O que confere um diálogo essencial entre a obra do artista e o público.

“Quando o homem está em paz com a natureza é quando a natureza toca o coração do homem!” Observo aqui este encontro e a existência de um reconhecimento.” / Marcos Caruso

Serviço:
NATURA di ACQUA e SALE
Exposição fotográfica de Thomas Baccaro
70 imagens 67x100cm
Papel algodão 100% algodão e pigmento mineral
Data da abertura: 31 de julho de 2018
Período de exposição: de 31 de julho a 31 de agosto
Galeria Ricardo Von Brusky
Rua Estados Unidos 336, Jardim América, São Paulo, SP
(11) 2373-0768
http://www.vonbrusky.com.br/